Por Eloisy Santos
18/10/2021 - 19:02:22 - atualizado em 18/10/2021 às 19:03:55

Legislativo Amapaense participa de discussão global pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia

WhatsApp Image 2021-10-18 at 18.53.14 (1)

Os parlamentares amapaenses, Marilia Góes e Jesus Pontes, estiveram nesta segunda-feira (18/10/2021), em Belém/PA, prestigiando o Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento prossegue até 20 de outubro, e pela primeira vez está sendo realizado no Brasil.

O tema central de toda a programação é a Bioeconomia que, em resumo, agrega atividades econômicas que utilizam recursos naturais renováveis, o manejo sustentável da floresta, uso da tecnologia e inovação no setor produtivo - para agregar valor e qualidade de vida aos amazônidas que trabalham com o que o meio ambiente oferta.

O evento reúne líderes globais da bioeconomia, chefes de Estado da Amazônia Legal, representantes de entidades e companhias que já atuam ou se interessam pelo segmento. Na ocasião também acontece a exposição de produtos sustentáveis de origem amazônica - como canudos, copos e escovas de dentes biodegradáveis feitas a partir do aproveitamento industrial do caroço de açaí.

No último dia de evento será assinada a "Declaração de 2021", contendo o status atual da bioeconomia circular, e um plano de ação com vistas a promover a bioeconomia na Amazônia e em todo o mundo.
WhatsApp Image 2021-10-18 at 18.53.14 (2)
FÓRUM DE GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL

Os parlamentares também acompanharam na tarde desta segunda-feira, o 24º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, cujo tema central foi "Bioeconomia no Contexto da Agenda Comum dos Estados Amazônicos".

Na ocasião, o governador do Amapá Waldez Góes e os demais governadores de estados da Amazônia Legal assinaram um Acordo de Cooperação, que vai garantir recursos para a efetivação do Projeto de Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Biodiversidade na região, como açaí, pescados, sistemas integrados de grãos pautados na agricultura de baixo carbono, entre outros.

Marilia Góes pontuou que a cooperação, o intercâmbio de ideias, políticas públicas e conhecimentos socializados tanto no Fórum Mundial quanto no Fórum de Governadores, foram muito construtivos, e o Legislativo Amapaense estar acompanhando essa discussão é de fundamental importância, para propor e contribuir com o Executivo Estadual nessa construção.

"A bioeconomia é um caminho promissor para que os estados da Amazônia e todo o mundo se desenvolvam economicamente, sem prejudicar o meio ambiente, e ainda gerando qualidade de vida e renda para as pessoas", concluiu Marilia Góes.


Fotos: Bia Reis (Secom/GEA)

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS