Logotipo

Por Rudson Pinheiro Soares
28/09/2022 - 14:31:43 - atualizado em 06/10/2022 às 16:50:50

Congresso Internacional de Autismo começa nesta quarta (28), em Macapá

IMG_0259

Uma a cada 30 pessoas está no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 85% desta população está fora do mercado de trabalho ou da escola. Para abordar estas e outras questões, a psicóloga Nora Cavaco (Portugal), a arteterapeura Patricia Winck (SC) e a pedagoga Claudia Moraes (RJ) estarão participando como palestrantes do 1º Congresso Internacional de Autismo do Amapá, que ocorrerá em Macapá de 28 a 30 de setembro.

Recepcionadas no plenário Dalto Martin, Cavaco e Moraes participaram da Sessão da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) desta terça (27), ciceroneadas pela professora Francilene Vaz, conselheira no Amapá da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda-Autismo) e que também participou da sessão. "A questão legislativa é muito importante. Fazer valer a lei, também. Cabem à sociedade e ao estado, fiscalizarem", pontuou Cavaco.

Em 2021, a Alap aprovou a lei nº 2587, que indeterminou o prazo de validade de laudos periciais atestadores de TEA. "Essa lei ganhou tanta proporção que está sendo discutida no Senado. Não beneficia só as famílias, é uma questão de economia também, para o estado", frisou Vaz.

As três foram ainda entrevistadas pelo jornalista Gilberto Pimentel no Assembleia Notícias, da Rádio Assembleia 93.9FM e falaram também à reportagem da TV Assembleia. "Por mais boa vontade que se tenha no parlamento, o ativismo é importante porque mostra-lhe o que os legisladores não conhecem, necessariamente", ponderou Moraes, vice-presidente da Onda-Autismo e uma das articuladoras da aprovação no Congresso Nacional da Lei nº 12764/2021, que Instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.

Promovido pela Faculdade Cristã da Amazonia (FCA), o congresso ocorrerá no Auditório da própria Faculdade na Rua Hildemar Maia, N°2215 - Bairro Buritizal, esquina com a Av. Acelino de Leão, sempre a partir das 19h e contará com participantes de todos os municípios do estado. Informações podem ser obtidas nos telefones (96) 98137 3248 ou 0800 591 8928 ou ainda pelo e-mail secretaria@fcamazonia.com

Fotos: Olavo Reis

Facebook Twitter Google+ Email Addthis

Parlamentares

VER COMISSÕES

Dep. Paulo Lemos
Dep. Raimunda Beirão
Dep. Zezinho Tupinambá
Dep. Jaime Perez
Dep. Cristina Almeida
Dep. Kaká Barbosa
Dep. R. Nelson Vieira
Dep. Dr. Victor
Dep. Jesus Pontes
Dep. Jory Oeiras
Dep. Edna Auzier
Dep. Max da AABB
Dep. Pastor Oliveira
Dep. Telma Gurgel
Dep. Telma Nery
Dep. Diogo Senior
Dep. Jack JK
Dep. Dr. Negrão
Dep. Doutor Jaci
Dep. Paulinho Ramos
Dep. Júnior Favacho
Dep. Aldilene Souza
Dep. Alliny Serrão
Dep. Charly Jhone