Em sessão solene realizada na noite desta sexta (27), a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) inaugurou o edifício Dep. Jarbas Gato, prédio anexo à sede do legislativo amapaense. A obra teve início nesta 8ª legislatura, que ora se encerra, sempre sob a presidência do dep. Kaká Barbosa (PL), e só foi possível graças a economia de recursos da gestão.
O prédio de seis andares cumpre todos os padrões de acessibilidade e integrará todos os departamentos e divisões da Casa de Leis, permitindo assim um atendimento mais humanizado e dispensando a necessidade de aluguel de outros espaços. "É um momento histórico na minha vida pública e na vida do povo do Amapá. Depois de 30 anos, a Assembleia Legislativa entrega um edifício anexo à população. Nossa gestão, junto com os 24 deputados estaduais, teve a responsabilidade de mudar a cara da assembleia, organizando e reestruturando. Quem ganha é o povo", pontuou Kaká.
No novo espaço há o auditório Dep. João Queiroga de Souza, para 138 pessoas. Queiroga compôs a 2ª Legislatura e morreu em 1999. A sala do Departamento das Comissões leva o nome de Jorge Fonseca Guimarães, servidor efetivo da casa durante 25 anos morto em 2017. "Não é apenas a inauguração de um prédio, nós temos diversas ações nos últimos anos de fortalecimento do poder legislativo. Além de tudo, essa melhoria de infraestrutura vai permitir um trabalho mais enfático e mais intenso dos parlamentares", enfatizou o governador em exercício, Antônio Pinheiro Teles Jr.
A edificação contém ainda dois mini plenários, um com 30 lugares e o outro com 24. O primeiro leva o nome de Rita Ramos. O outro, de Lindoval Alcântara. Ambos servidores da Alap e com quase 30 anos de casa, cada, morreram vítimas da covid-19. "As pessoas que trabalham aqui vão trabalhar melhor, vão ter um ambiente de trabalho melhor para eles e também para quem tiver sendo atendido", frisou a Procuradora de Justiça Socorro Milhomem.
O paraense de Oriximiná Jarbas Ferreira Gato, que dá nome ao anexo, chegou ainda jovem ao Amapá, em 1950. Desenvolveu várias atividades, foi vereador em Macapá e deputado constituinte, permanecendo no parlamento estadual por 20 anos. Morreu em 2019, aos 87 anos. "Receber essa homenagem é muito gratificante e eu estou aqui em nome da família agradecendo ao deputado Kaká Barbosa e a todos os demais parlamentares desta casa", disse o jornalista Ranofo Gato, filho do patrono do novo prédio.
A mesa-solene foi composta pelo presidente da Alap, Dep. Kaká Barbosa (PL); pelo Dep. Jory Oeiras (PP); pelo governador em exercício, Teles Jr (PDT); pelo Des. Mário Mazurek, representando o TJAP; pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan (Cida); pelo representante do TCE/AP, Conselheiro Amiraldo Favacho; pelo chefe da DPE/AP, Def. José Rodrigues; e pelo representante da Unale, Evaldo Bazeggio; Stella Gato, filha de Jarbas Gato, falou em nome dos familiares dos homenageados.
Fotos: Heider Torres e Gerson Barbosa