A Assembleia Legislativa recebeu na manhã de terça-feira (07/03) a visita da imagem peregrina de São José, padroeiro de Macapá, que teve início dia 27 de fevereiro, passando por escolas, residências, instituições públicas, hospitais e paróquias da capital, encerrando dia 16 deste mês, no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A visita faz parte da programação de preparação para o dia de São José, que este ano acontecerá dia 18 de março.
A imagem foi acolhida por funcionários da Casa e conduzida ao plenário Deputado Dalto Martins, pelo primeiro vice-presidente da Alap, deputado Jaime Perez, onde foi celebrada uma missa pelo bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti. Este ano, a festividade traz como tema: "Muitos caminhos, uma só vocação: a santidade", e o lema: "Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor havia ordenado e acolheu sua mulher" (Mateus 1:24).
O deputado Jaime Perez falou em nome da Assembleia Legislativa e destacou a importância da visita para a manutenção da fé, devoção e orientação dos trabalhos da Casa. "É uma grande emoção receber a imagem do padroeiro de nossa capital na nossa casa de leis. Peço a intercessão de São José para todos que estão aqui, que São José possa nos abençoar, nos proteger e nos livrar de todo mal. Que ele seja um exemplo para todos nós amapaenses. Que assim como São José obedeceu ao chamado de Deus, que nós possamos obedecer e servir Deus com mais fidelidade", declarou.
Também participaram da missa os deputados, Diogo Sênior, Deyse Marques, Liliane Abreu, Jesus Pontes, Rayfran Beirão e Jory Oeiras. A servidora Gracilene Dias, fez a primeira leitura litúrgica. Já o deputado Fabrício Furlan, salientou a emoção de toda a Assembleia em estar recebendo a visita da imagem peregrina de São José. "É um momento de reflexão em que podemos ver as pessoas verdadeiramente emocionadas. É louvável esse momento, com a participação dos servidores e dos deputados e visitantes, que também se emocionaram", assinalou o deputado, convidando as mulheres para a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada no plenário da casa.
A Diocese de Macapá comemora no dia 19 de março a celebração do seu Patrono São José que, ao mesmo tempo é padroeiro do Amapá, através do projeto de Lei de autoria do deputado Edinho Duarte e sancionado pela então governadora Dalva Figueiredo (PT), em abril de 2002. A partir do ano de 2003, o dia 19 de março passou a ser Feriado Estadual. De acordo com a lei nº 667, de 16 de abril de 2002, "Fica oficialmente considerado São José como padroeiro do Estado do Amapá". O artigo 2º da mesma lei diz que ?o dia 19 de março, data consagrada a São José, é considerado feriado em todo o Estado do Amapá".
Fotos: Olavo Reis
Veja aqui a galeria de imagens