A presidente da Assembleia Legislativa do estado do Amapá (Alap), Dep. Alliny Serrão (União), participou nesta quarta (8) da Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá que empossou os novos dirigentes da instituição. para o biênio 2023/2025, o promotor de justiça Paulo Celso dos Santos, novo Procurador-geral de Justiça, e o procurador de justiça Jair José de Quintas, reconduzido à Corregedoria-geral.
O evento ocorreu no auditório do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, zona norte de Macapá e contou com a presença de membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de procuradores-gerais dos estados além de demais autoridades, como o Governador Clécio Luís (SDD) e vários deputados estaduais. "Desejo muito sucesso aos novos gestores, sempre reafirmando a mensagem que a gente vem trazendo à frente da Assembleia Legislativa, que é de parceria entre os poderes. A gente precisa ter o sentimento de trabalhar harmonicamente, mas sempre também defendendo a independência dos poderes", pontuou a presidente da Alap.
Em seu discurso de passagem de cargo, a ainda Procuradora-geral Ivana Cei fez um breve balanço de sua gestão, destacando avanços, conquistas e desafios, especialmente durante a pandemia de Covid-19 e a crise energética, agradecendo aos membros e servidores do MP e à outras instituições, inclusive a Alap, pelas parcerias, e destacou qualidades dos empossados. "Parabéns, procurador-geral Paulo Celso e corregedor-geral Jair Quintas. Que suas jornadas sejam prósperas e frutíferas para o engrandecimento do MP amapaense", desejou Ivana, que concluiu seu 4º mandato à frente do MP-AP, o 2º consecutivo.
Paulo Celso dos Santos disse que vai continuar o trabalho exitoso da gestão anterior, acrescentando um foco maior na área de direitos humanos, na qual tem bastante experiencia. "Espero, sinceramente, dar continuidade ao trabalho realizado por todos os procuradores-gerais de Justiça que me antecederam. Para isso, podem ter certeza, darei o meu melhor. E como nenhum trabalho pode ser realizado sem a comunhão de esforços, precisarei da colaboração e apoio de todos os membros, servidores e colaboradores", frisou o novo Procurador-geral.
Já o novo Corregedor-geral abordou a responsabilidade de resultados conectados às principais demandas da comunidade. "Contem com o apoio da Corregedoria para inovar e promover mudanças importantes e significativas na instituição e na vida das pessoas", ressaltou Jair Quintas.
Além da Presidente da Alap e do Governador do Estado, compuseram a mesa do evento, as seguintes autoridades: Des. Adão Carvalho, Presidente do TJAP; Antonio Furlan, Prefeito de Macapá; Norma Cavalcanti, Presidente do Conselho Nacional de PGJ; Manoel Murrieta, Presidente da Associação Nacional do MP; Galliano Cei Neto, representante da OAB/AP; Josiel Alcolumbre, Presidente do Sebrae/AP; José Rodrigues, Defensor Público Geral do Estado; Eunice Carvalhido, representando a PGR; Michel Houat, Presidente do TCE/AP; Des. João Lages, Presidente do TRE/AP; e Narson Galeno, representando a PGE/AP. "Dra. Ivana se destacou muito, hoje ela é um quadro nacional. E agora passa o bastão para o Dr. Paulo Celso, que eu tenho certeza que vai conduzir muito bem os rumos do MP AP dando continuidade aquilo que tá dando certo", disse o Governador do Amapá, Clécio Luís (SDD).
FOTOS: H. Torres