A Assembleia Legislativa, através da equipe de psicologia, está trabalhando em 2023 diversas ações de saúde mental que envolvem a população amapaense e os servidores da casa. No site al.ap.leg.br, na aba Comunicação, agora é possível aos internautas de qualquer lugar acessarem o Portal de Saúde Mental que traz temas como depressão, ansiedade, burnout, abuso de substâncias tóxicas, valorização da vida, relações interpessoais e outros assuntos que refletem diretamente no bem estar e na inteligência emocional da comunidade. Simultaneamente, o prédio anexo da Alap recebeu seu primeiro espaço de atendimento psicológico, totalmente adaptado para oferecer atendimentos individuais e emergenciais aos servidores. O ambiente fica no 4º andar e é comandado pela psicóloga Carolline Frota, mestre em psicologia e especializanda em saúde mental do trabalhador. Funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h.
"A Assembleia agora tem um programa de saúde mental e, dentro dele, existem vários projetos como o de orientação psicológica, que acontece nas modalidades plantão, sem ser necessário o agendamento, e, na modalidade agendada", explica Carolline Frota. "Enquanto instituição é muito importante esse trabalho que a Assembleia está promovendo porque os trabalhadores passam grande parte de seu tempo de vida dentro das empresas, entregando energia, expectativas e produtividade, então eles precisam estar motivados para quererem sair de suas casas e irem ao ambiente profissional. Queremos ajudar esse trabalhador a superar os desafios tanto em sua vida pessoal, quanto de questões de infraestrutura e relacionamento no trabalho, dando a ele mais recursos para lidar com os desafios e superar as dificuldades sem comprometer seu equilíbrio", detalha.
Ainda segundo Carolline Frota, além do foco no atendimento, o site surgiu como uma ferramenta para trabalhar os temas que mais impactam na saúde mental das pessoas com dados e referências bibliográficas que possam ampliar a visão da comunidade sobre os assuntos. "A gente trabalha artigos sobre temas abrangentes e também datas como janeiro branco, que foi o mês da saúde mental, o dia 20 de fevereiro, que foi o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo". O portal é aberto a todos os internautas, dentro e fora do estado, e também visa ajudar a população amapaense desmistificando o serviço de psicologia e trazendo informações e dicas de cuidados com o equilíbrio psíquico. Acesse aqui o al.ap.leg.br/saudemental.
Sextou com Saúde
Já o Sextou com Saúde, primeiro projeto iniciado, ainda em 2022, é um projeto da Gestão de Pessoas da Alap, que busca oportunizar espaços de diálogo e orientação sobre saúde mental no trabalho dentro dos setores e entre departamentos da casa. Comandado pela psicóloga Juliana Galvão, especialista em psicologia organizacional e do trabalho e em gestão pública, o programa tem encontros quinzenais envolvendo equipes e departamentos de toda a Assembleia. "Através de rodas de conversa disponibilizamos informações e orientações que reforçam a importância da qualidade de vida, equilíbrio emocional e bons relacionamentos no trabalho", explica a profissional. "O espaço de trabalho é um lugar de identificação e forte sentido para vida e saúde do profissional, logo, atuar com o debate neste espaço é significativo para o equilíbrio emocional e qualidade de vida", completa Juliana.
Fotos: Olavo Reis