Como parte da modernização tecnológica, técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DIRTIN) da Assembleia Legislativa (Alap) desenvolveram o Gabinete Digital, uma nova ferramenta de trabalho da área de gestão de pessoas. O plataforma vai permitir que toda a tramitação dos processos legislativos e administrativos seja feita de forma virtual reduzindo em até 75% a utilização de papel e sem a necessidade de protocolar o documento de forma física no Protocolo da Alap. Todo o trâmite poderá ser feito pelo computador ou o telefone celular. O trabalho de implantação será coordenado pelo técnico Rômulo Robledo.
O novo sistema começou a ser implantado no início da tarde desta quarta-feira (29/03). O primeiro a receber a plataforma foi o gabinete da deputada e presidente da Casa, Alliny Serrão (União). "Uma ferramenta muito importante para que possamos dar celeridade à nossa demanda de trabalho na Assembleia Legislativa e principalmente no gabinete parlamentar. Ficamos felizes com esse novo método de trabalho, que é um avanço importante para o legislativo estadual já na nossa gestão", destacou a presidente.
Os servidores dos gabinetes receberão treinamento para utilizar a ferramenta. A meta é que todos os processos legislativos e administrativos sejam 100% digitais a partir do mês de maio. "Esse é o primeiro passo para a transformação digital da Assembleia Legislativa, onde vamos otimizar o fluxo dos processos de trabalho, principalmente direcionado a gestão de pessoas, dessa forma atender melhor os gabinetes dos parlamentares", frisou Maick Hammer, diretor de Gestão de Pessoas da Alap. De acordo com Maykon, o sistema não trouxe nenhum custo para a Assembleia, já que foi desenvolvido e está sendo implantado pelos próprios servidores da DIRTIN em conjunto com servidores da Diretoria Legislativa. "A nossa meta é que até o dia 6 de abril, todos os gabinetes já estejam utilizando essa ferramenta", frisou o diretor.
A chefe do departamento de sistemas da Alap, Fernanda Tavares, lembrou ainda que, há cerca de dois anos, todo o processo legislativo já vinha sendo modelado eletronicamente a partir da chegada à Diretoria Legislativa, ou seja, Plenário, Comissões e Procuradoria Legislativa já estavam sistematizados.
FOTOS: Dircom