Uma comitiva de vereadores do município de Mazagão, distante cerca de 33 km de Macapá, esteve na manhã desta terça-feira (23), na capital amapaense. Os vereadores visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) e foram recebidos pela presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (UNIÃO) no mini plenário do prédio administrativo deputado Jarbas Gato onde participaram de um café da manhã.
Posteriormente, os parlamentares acompanharam a sessão no plenário da Casa, onde foram apresentados oficialmente aos demais deputados e usaram o grande expediente. O evento faz parte da agenda de visita das câmaras de vereadores ao parlamento estadual, instituída pela presidente Allinny Serrão. Já passaram pela Alap, vereadores dos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque. "Essa aproximação do parlamento estadual com os municípios é importante porque lá que estão os maiores problemas", destacou o presidente da Câmara de Vereadores de Mazagão, Alcimar Braga (PL), elogiando a iniciativa da Assembleia Legislativa em abrir as portas para os representantes dos municípios. "Fizemos vários contatos na Assembleia que serão importantes para nossa futura gestão", garantiu Leonício Filho (DEM), secretário-geral da Câmara.
Na pauta de reivindicações entregue à presidente da Alap, deputada Alliny Serrão, consta vários pedidos, principalmente sobre a falta de água tratada que não chega de forma suficiente nas casas em quase dez bairros da sede do município. "Quando a água chega, o abastecimento dura quatro horas, duas pela manhã e duas à tarde", comentou o vereador Cimaca, que espera uma resposta positiva do Executivo Estadual.
Catorze dos 24 parlamentares da Casa participaram da recepção aos vereadores de Mazagão. Com a população acima de 24 mil habitantes, 50% residindo na sede e a outra metade nas mais de 200 comunidades, a manutenção dos ramais é um serviço que necessita de urgência, principalmente os ramais do Camaipi e Piquiazal, além de um ônibus e um caminhão para atender aos agricultores. Segundo o presidente Cimaca, a população do município clama pela realização da licitação de uma nova linha intermunicipal de ônibus (Mazagão/Macapá/Mazagão).
Na área da educação, os vereadores solicitam melhorias para as escolas estaduais D. Pedro I, Queiroz Benjamim e Murilo Braga, além da construção de novas escolas nas comunidades Rio Ariranha e Foz do Mazagão Velho.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Lucimar Trindade (PSD), avaliou que foi uma oportunidade única e diferenciada para os vereadores mirins de poderem vivenciar, na prática, os conhecimentos políticos e a organização das instituições públicas e de Poder do Estado e também de poderem expor aos deputados as necessidades do município. "Foi emocionante estar em contato e conhecer essa instância de Poder tão de perto. É uma oportunidade para poucos e também importante para aproveitarmos e valorizarmos essas oportunidades que a Assembleia Legislativa nos oferece, sendo que essas experiências vão contribuir muito para a vida pessoal, profissional e política de nós, vereadores", destacou.
Representante do município de Mazagão que será o terceiro a receber a sessão itinerante da Assembleia Legislativa neste ano, a deputada Zeneide Costa (Podemos), elogiou o momento de união que vive o legislativo estadual. "Faço política há mais de trinta anos e esse relacionamento com os vereadores para conhecer as dificuldades dos municípios é muito importante", destacou a deputada, confiante que respostas positivas virão para Mazagão. "Aqui é o palco das grandes discussões que trazem benefícios para a população", frisou ainda Alliny Serrão.
Para o presidente da Câmara de Mazagão, a visita foi satisfatória: "Todos foram bastante solícitos e colocaram a Assembleia Legislativa à disposição dos vereadores mazaganenses", finalizou ele.
Crédito: Olavo Reis