Por Everlando Mathias
24/05/2023 - 19:03:40 - atualizado em 26/05/2023 às 19:31:51

Seed apresenta à Comissão de Educação plano para conter a gripe nas escolas

52922958458_78fa53be07_k

O número de alunos com síndrome gripal, vem crescendo nas escolas da rede estadual de ensino. No início da tarde desta quarta-feira (24), a Comissão de Educação (CED) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), ouviu o coordenador de educação básica e profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Belcivaldo Pimentel de Matos sobre o plano de ação desenvolvido pela secretaria para conter o avanço do surto do vírus influenza nas escolas públicas.

De acordo com o coordenador, até o dia sete de março, foram distribuídos kits contendo uma garrafa para que o aluno não compartilhe o copo na hora de beber água, um tubo com álcool gel 70% e máscaras. "A meta é distribuir 30 mil kits aos alunos da rede estadual, com o intuito de prevenir o aumento das síndromes gripais nessa época do ano", informou Matos. Segundo ele, a medida foi tomada após o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional decretar situação de emergência no Amapá diante do surto de gripe no Estado.

52922891705_22ebc0f1dd_k

A presidente da comissão, deputada Dayse Marques (Solidariedade), destacou que esse é o momento de unir forças para que, juntos, os poderes possam encontrar soluções para a crise. Os deputados Paulo Nogueira (PT) e Rayfran Beirão (Solidariedade), elogiaram a iniciativa da secretaria.

De acordo com o governo estadual, os casos aumentaram mais de 300% de janeiro até a primeira semana de maio. De 1º de janeiro até o dia 6 de maio deste ano, o Amapá apresentou um aumento de 53,11% no número de casos de síndromes gripais e 108,33% da forma mais grave da doença, se comparado ao mesmo período de 2022.

52922958773_f66392e6e9_k

Moção de aplausos - Na mesma reunião os membros da comissão de educação entregaram ao vereador Francisco Freires, conhecido por Chico Papel (PDT), uma honraria pelo trabalho desenvolvido em prol da segurança dos alunos nas escolas públicas do município de Santana. O assunto foi tema de um grande debate no plenário da Câmara de Vereadores envolvendo autoridades municipais, estaduais e federais na busca de soluções para o problema. "A minha preocupação era a mesma de todas as autoridades desse estado, vivíamos um momento difícil a nível nacional. O País vivia momentos de incertezas e de ataques aos nossos estudantes. Como autoridades constituídas, não poderíamos nos furtar de estar levando a discussão ao poder público e juntos criarmos protocolo de segurança nas escolas", destacou o vereador ao receber a comenda. "Essa homenagem só me motiva a lutar ainda mais pelo povo do meu município Santana", finalizou.



FOTOS: Heider Torres - Dircom/Alap









Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS