Logotipo

25/05/2018 - 21:59:28 - atualizado em 10/12/2019 às 10:26:15

Audiência Pública debate repasse do ICMS aos municípios amapaenses

01

Audiência Pública sob o tema "Repasse do ICMS aos municípios do Amapá ? Distribuição Justa?", realizada nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções João Batista Picanço, plenário provisório da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), reuniu parlamentares, prefeitos, técnicos do governo do estado e representantes da comunidade para debater e esclarecer pontos controversos da Lei estadual 322/96 e Lei Complementar Federal 63/90, que regem a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios amapaenses, cujos critérios desagradam os gestores municipais.

O primeiro palestrante do dia, prefeito de Santana, Ofirney Sadala (DC), falou sobre as dificuldades encontradas por conta da Lei 322/96 que dispõe sobre a distribuição referente aos tributos estaduais. O segundo foi o advogado Edivan Silva. Ele construiu uma análise jurídica e doutrinária sobre a repartição das receitas do ICMS, de acordo com a legislação federal.

03Pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), falou a servidora Lana Teles e, pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), a economista Regina Celes Ferreira. A primeira explicou sobre os mecanismos da cota parte de 3/4 e, a segunda, sobre 1/4 da distribuição aos municípios. Após as palestras, um debate entre a plateia e os membros da mesa serviu para esclarecer dúvidas dos participantes e permitir a manifestação dos presentes a respeito do tema considerado de grande importância para toda a comunidade.


Para a servidora da Sefaz, Lana Teles, é possível modificar a Lei estadual quanto à distribuição, desde que provocado pelos municípios. "Os prefeitos precisam debater entre eles, quais os critérios que devem ser modificados ou mesmo adicionados, para a elaboração de uma Lei complementar modificando a atual", enfatizou.

02O prefeito Ofirney Sadala, presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), elogiou o evento e anunciou que o assunto será debatido entre os prefeitos e encaminhado ao Poder Executivo. "Foi uma audiência muito positiva e serviu para sensibilizar a Assembleia Legislativa que é quem faz as leis estaduais. Com certeza o governador do estado Waldez Góes já está sensível a essa questão. O objetivo não é apontar culpados pela situação, mas sim, rediscutir e encontrar a solução para a distribuição mais justa dos recursos do ICMS", sustentou. "Iremos debater o tema entre os prefeitos, com a participação da Assembleia Legislativa, visando formular uma proposta baseada em leis mais próximas de nossa realidade, como a do Pará, por exemplo", complementou lembrando que a Lei do ICMS do Amapá foi elaborada com base na do Estado de Minas Gerais.

Para a deputada Roseli Matos (PP), responsável pela audiência, o evento atingiu os objetivos tanto pela participação como pela forma com que o tema foi debatido. "Primeiro porque tivemos a participação de grande parte dos prefeitos e seus respectivos secretários. Segundo, pela importância do assunto debatido que mexe com a vida de toda a comunidade amapaense. E, por fim, pela forma esclarecedora com que foi tratado, com a participação de especialistas no assunto e técnicos do governo do Estado, o que representa o início de um processo de adaptação da lei, podendo resultar numa distribuição mais justa do tributo, em um futuro próximo", defendeu a parlamentar.

Conduzida pela deputada Roseli Matos, o debate contou com a presença dos prefeitos Ofirney Sadala, de Santana; Marcio Serrão, de Laranjal do Jari; Raimundo Amanajás, de Cutias do Araguari; José Maria Bessa, de Porto Grande; deputados Paulo Lemos (Psol), Jory Oeiras (DC) e Edna Auzier (PSD); representantes da Sefaz, Gilson Carlos Rodrigues e Lana Teles dos Nascimento; representante da Seplan, Regina Celes, além de secretários de finanças de várias prefeituras do Estado.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM


Facebook Twitter Google+ Email Addthis

Parlamentares

VER COMISSÕES

Dep. Kaká Barbosa
Dep. Pastor Oliveira
Dep. Paulo Lemos
Dep. Jack JK
Dep. Dr. Victor
Dep. Raimunda Beirão
Dep. Max da AABB
Dep. Telma Nery
Dep. Telma Gurgel
Dep. Cristina Almeida
Dep. Dr. Negrão
Dep. Jaime Perez
Dep. R. Nelson Vieira
Dep. Aldilene Souza
Dep. Edna Auzier
Dep. Zezinho Tupinambá
Dep. Jory Oeiras
Dep. Alliny Serrão
Dep. Júnior Favacho
Dep. Doutor Jaci
Dep. Jesus Pontes
Dep. Diogo Senior
Dep. Paulinho Ramos
Dep. Charly Jhone